No dia vinte de maio, a turma do 4SM foi ao parque do Olival, que fica em São Mamede, para participar numa atividade das Ciências Experimentais, organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso.
Nesta sessão falou-se sobre as energias renováveis e não renováveis, o aquecimento global e as suas consequências negativas, nomeadamente o efeito de estufa, as alterações climáticas e o degelo dos glaciares.
No início ouviram uma breve explicação sobre as diversas espécies de árvores, que tinham ao seu redor, líquenes, musgos e variedades de cogumelos.
De seguida, deslocaram-se para outro local do parque, onde existe um grande plátano e aprenderam que, para terem uma ideia do comprimento da raiz de qualquer árvore, é preciso averiguar o limite da sua copa, que coincide com os locais onde os cogumelos costumam nascer.
Depois, foi-lhes proposto um desafio, que consistiu na observação do meio envolvente. Para isso, os alunos organizaram-se em grupos e equipados com luvas, lupas, uma folha e um lápis, dedicaram-se à descoberta.
Em suma, esta atividade contribuiu muito para a aprendizagem dos alunos que ficaram ainda mais atentos ao mundo que os rodeia e empenhados na missão de serem verdadeiros “Guardiões da Natureza”.
Minirrepórteres do 4SM
Sem comentários:
Enviar um comentário